Por Carlos Eduardo Nórte

O que é:
A avaliação neuropsicológica se refere a uma estimativa das funções cognitivas: atenção, memória, linguagem, raciocínio, velocidade de pensamento, tomada de decisão e Quociente de Inteligência (QI) do sujeito. Além disso, é realizada uma análise minuciosa do modo como essas funções estão relacionadas com características da personalidade e história de vida impactando no dia-a-dia da pessoa.
Como é feita a avaliação:
A avaliação neuropsicológica ocorre através do uso de testes psicológicos padronizados e autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia (restritos ao profissional psicólogo), bem como o uso de questionários, tarefas comportamentais, análise do discurso e observação clínica da pessoa a ser avaliada.

Para que serve:
Dessa forma, a avaliação é compreendida como uma ferramenta primordial do trabalho do médico, psicólogo e outros profissionais auxiliando no planejamento da intervenção (seja farmacológica ou psicoterapêutica), reabilitação das funções cognitivas da pessoa, decisões judiciais, planejamento de práticas pedagógicas, auxílio escolar e restauração da qualidade de vida da pessoa.

Quem pode precisar:
A avaliação geralmente é sugerida em casos de:
• Dificuldade de aprendizagem e baixo desempenho escolar.
• Suspeita de retardo.
• Auxílio em decisões judiciais.
• Pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), derrame, traumatismo cranioencefálico ou alguma infecção que alterasse o funcionamento do sistema nervoso central.
• Pessoas com queixas de lapsos de memória e problemas de atenção.
• Suspeita de demência (tais como, Alzheimer, Parkinson, declínio cognitivo e etc).
• Suspeita ou diagnóstico de transtorno psiquiátrico.
• Avaliar o impacto e auxiliar no auxílio diagnóstico de transtornos neurológicos (tais como, epilepsia, cefaleias e etc).
• Avaliar o impacto do uso do álcool e outras drogas na cognição.
• Acompanhamento da evolução de casos e aferição da eficácia do tratamento (farmacológico ou psicoterápico).
• Pessoas que desejam conhecer o funcionamento cognitivo e potencializar seu funcionamento em seu dia-a-dia (executivos, estudantes, professores e etc.).
 

A Neuropsicologia é o estudo da relação entre as áreas cerebrais
e o sistema nervoso, com o comportamento humano. A Avaliação Neurosicológica é realizada...

A Reabilitação Cognitiva é o processo que visa a estimulação cognitiva podendo auxiliar na recuperação, na melhora da performace e na diminuição do ritmo...

Conheça nossos profissionais que são psicólogos credenciados no CRP, com formação e especialização em suas abordagens de atendimento. Estamos preparados para atender você.

Nesta seção separamos os melhores artigos da área de Abordagens em Psicoterapia. Textos e materiais preparados por nossos profissionais qualificados.