Márcia Bruno - Psicóloga e Psicoterapeuta
CRP 05/30515
Tel: (21) 988870173
Consultório no bairro da Tijuca, a 3 minutos do metrô.






Dentro da barriga da mãe o tato é o primeiro sentido que se desenvolve. Vamos crescendo dentro de nossa mãe imersos em sensações táteis, até chegar um ponto em que as costas e o útero parecem fundidos, como um abraço contínuo, que nos estimula e acolhe. A comunicação afetiva é estabelecida na origem através da linguagem corporal. A função psíquica, então, se apóia e se desenvolve a partir da vivência corporal.



As psicoterapias corporais foram criadas a partir do trabalho de Reich, com o foco no desbloqueio das emoções em vivências e intervenções corporais. Hoje porém, há uma diversidade de abordagens e modelos sendo que, nem sempre é necessário, este tipo de intervenção mais direta sobre o corpo. Pensemos então um pouco sobre a expressão “com tato”...
Falar, agir com tato significa ser cuidadoso, delicado, respeitoso. Talvez por isso a expressão tenha se impregnado desse significado de delicadeza e cuidado. Falar com o tato é comunicar-se através da linguagem mais arcaica e profunda, primordial, que é a relação genuína e segura entre as pessoas.
No caso da psicoterapia, isto se dá a partir da relação entre cliente e terapeuta. No espaço da relação terapêutica segura, é possível se conectar com lugares inexplorados de si mesmo, com emoções bloqueadas, com outro ritmo, outra respiração, resgatando a confiança no seu ser orgânico, no seu ser corporal.
A psicoterapia corporal é muito recomendada especialmente para os transtornos de ansiedade como o pânico, e também para os transtornos de humor como a depressão, além de auxiliar aqueles com questões específicas como luto, perdas, dificuldades de relacionamento afetivos, sensações de angústia e vazio, etc.
Venho trabalhando com a clínica há 15 anos, procurando sempre atualizar os meus conhecimentos em psicoterapia com as descobertas de novos modelos de intervenção, em uma proposta integrativa e coerente de atuação.
Conheça mais sobre o meu trabalho e dos colegas do NUNAP, clicando nas caixas abaixo ou retornando à nossa página principal, clicando em Nunap




Transformar-se a si mesmo é o início da grande transformação do mundo em que vivemos.


 

A Neuropsicologia é o estudo da relação entre as áreas cerebrais
e o sistema nervoso, com o comportamento humano. A Avaliação Neurosicológica é realizada...

A Reabilitação Cognitiva é o processo que visa a estimulação cognitiva podendo auxiliar na recuperação, na melhora da performace e na diminuição do ritmo...

Conheça nossos profissionais que são psicólogos credenciados no CRP, com formação e especialização em suas abordagens de atendimento. Estamos preparados para atender você.

Nesta seção separamos os melhores artigos da área de Abordagens em Psicoterapia. Textos e materiais preparados por nossos profissionais qualificados.