Por Luísa Pedrosa de Albuquerque

A Reabilitação Cognitiva é uma intervenção clínica direcionada a indivíduos com prejuízos cognitivos e comportamentais decorrentes de lesões cerebrais, doenças degenerativas e outro transtornos. Entre os principais objetivos da Reabilitação Cognitiva estão a readaptação cognitiva, psicológica e social, através da redução dos impactos negativos dos déficits cognitivos e promoção da qualidade de vida. Pretende-se estimular as funções cognitivas, como por exemplo, memória, atenção, funções executivas, através de exercícios e estratégias cognitivas e comportamentais.
É um processo multidisciplinar que envolve diferentes profissionais da saúde e familiares que atuam conjuntamente para auxiliar na adaptação e reintegração do indivíduo ao meio. Busca-se alcançar as metas estipuladas pelo paciente, familiares e profissionais, através de um processo específico que depende das características clínicas e pessoais de cada indivíduo
 

A Neuropsicologia é o estudo da relação entre as áreas cerebrais
e o sistema nervoso, com o comportamento humano. A Avaliação Neurosicológica é realizada...

A Reabilitação Cognitiva é o processo que visa a estimulação cognitiva podendo auxiliar na recuperação, na melhora da performace e na diminuição do ritmo...

Conheça nossos profissionais que são psicólogos credenciados no CRP, com formação e especialização em suas abordagens de atendimento. Estamos preparados para atender você.

Nesta seção separamos os melhores artigos da área de Abordagens em Psicoterapia. Textos e materiais preparados por nossos profissionais qualificados.